quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Deficiências de Nutrientes

Toda planta necessita de nutrientes para sua sobrevivência, mas cada uma exige mais ou menos alguns deles. Entretanto, a falta desses nutrientes acarreta em problemas comuns às plantas. Segue abaixo uma lista do que ocorre com as plantas na falta de cada nutriente.
- Nitrogênio: A planta inteira fica verde claro. As folhas de baixo ficam amarelas e o crescimento é retardado.
- Fósforo: A planta inteira fica verde azulada, podendo desenvolver um aspecto vermelho ou roxo. As   folhas de baixo devem ficar amarelas, secando de um marrom esverdeado para o preto. O crescimento é retardado.
- Potássio: As folhas ficam com aspecto de papel, com áreas mortas ao longo dos limites das folhas. O crescimento é retardado.
- Magnésio: As folhas de baixo ficam amarelas ao longo das pontas e das margens e entre as veias. As folhas de baixo murcham.
- Cálcio: Os talos e as folhas novas morrem.
- Zinco: Os tecidos das folhas entre as veias ficam mais claros e amarelados, com aparência de papel.
- Ferro: Os tecidos das folhas ficam amarelados, enquanto as veias permanecem verdes.
- Cobre: Os limites das folhas ficam verde escuro ou azul, além de se curvarem para cima. As folhas jovens murcham permanentemente.
- Enxofre: As folhas jovens ficam verde pálido, enquanto as mais novas permanecem verdes. A planta fica atrofiada e delgada.
- Manganês: O crescimento da planta é retardado. As folhas de baixo ficam quadriculadas em um padrão de verde e amarelo.
- Molibdênio: As folhas ficam mirradas, verde pálido e com má formação.
- Boro: As folhas jovens ficam ressecadas nas pontas e nas margens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário