estrategia

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Combinação de nutrientes com enraizador garante plantas mais produtivas e resistentes


O uso de produtos enraizantes é comum entre os produtores que plantam mudas por estaquia, já na hidroponia, essa aplicação é pouco usada, com exceção da produção de flores ainda não popularizada no Brasil, mas bastante escolhida entre os produtores hidropônicos da Europa. Através destes produtos, a absorção dos nutrientes é maior, por conta da formação de um sistema radicular mais desenvolvido e assim planta se desenvolve com maior qualidade. O funcionamento se dá a base de hormônios que podem ser encontrados no mercado tanto na forma natural quanto sintética.
Em setembro deste ano a Jaraguá lançou seu primeiro produto enraizante, chamado Algamax, compostos por extrato de algas. Além de hormônios naturais, os produtos contem carboidratos, aminoácidos e polissacarídeos bem como nutrientes minerais. A maior eficiência do enraizador depende da disponibilidade de nutrientes e por isso o Algamax foi pensado para agir em conjunto com o Maxsol, fertilizante desenvolvido pela mesma empresa, e que devem ser aplicados através da fertirrigação. Em declaração ao site da Empresa Brasileira de Agropecuária, o pesquisador da EMBRAPA Dr. Osmar Feijó, afirma que “a fertirrigação garante a maior eficiência e controle da quantidade de fertilizante aplicado, evitando desperdício e trazendo economia”.
O uso do Algamax, aumenta a capacidade de repor os nutrientes e conseqüentemente o vigor das plantas, assim diminuindo o efeito dos ataques de pragas e doenças. “Folhas mais grossas dão maior proteção contra o ataque de fungos e insetos sugadores” afirma o engenheiro agrônomo Wim Mulder, gerente geral da Jaraguá. O produto também funciona como estimulante da divisão celular, aumentando o tamanho e qualidade dos frutos.


Maior volume de folhas e raízes no uso de Algamax
Diante das diferentes características de cada variedade, em função da relação clima-solo-planta e seu estagio vegetativo, a Jaraguá desenvolveu 4 tipos de formulas do Algamax que se encontram disponível no mercado. O produto pode ser usado em todas as culturas, como: flores, frutas, hortaliças, legumes, verduras, cereais, assim como, café, cana-de-açúcar, e até em gramados, jardins, vasos, etc.
Antes de iniciar o uso dos produtos das linhas Maxsol e Algamax é recomendável fazer análises do solo e descrever os dados da cultura, como tipo, variedade, espaçamento, tipo de irrigação, idade da cultura, etc. e enviar estes dados para a Jaraguá para receber as recomendações adaptada a sua situação de cultivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário